quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Actividades Psicomotoras: equilíbrio, lateralidade, praxia global e praxia fina

Actividade: “Quadrado Rítmico”

Descrição: Existe um quadrado gigante no chão dividido em quadrados. Cada quadrado representa uma actividade rítmica e/ou de dissociação de movimentos. O técnico desloca-se nos quadrados e executa as actividades descritas neles. Posteriormente a criança terá que repetir essa ordem de actividades rítmicas deslocando-se nos respectivos quadrados.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Ritmicidade; dissociação de membros; estruturação espacio-temporal; praxia global; memória; coordenação motora
Material: 1 quadrado gigante (constituído por 9 quadrados com actividades rítmicas e/ou de dissociação de membros)
Critérios de Êxito: Conseguir realizar os movimentos com ritmo; realizar os movimentos dissociando os membros superiores dos membros inferiores; e conseguir memorizar a sequência de actividades realizadas pela técnica e reproduzi-la.


Actividade: “Macaquinho do chinês”

Descrição: Esta actividade é realizada em grupo. As crianças colocam-se em fila horizontal no fundo da sala encostadas à parede. Uma das crianças fica do outro lado da sala e deverá voltar-se de costas e dizer em voz alta “um, dois, três, macaquinho do chinês”. Enquanto ela está voltada de costas, as outras crianças deverão avançar em direcção a ela a correr ou caminhar. Quando ela se voltar para os colegas eles têm que ficar imobilizados no sítio onde estão. Se algum se mexer terá que voltar para a parede (sítio onde começou o jogo). O técnico observa quem se mexe e arbitra o jogo. Quem tocar primeiro na parede onde se encontra a criança que conta “um, dois, três, macaquinho do chinês” vence o jogo.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Capacidade de reacção, imobilidade, equilíbrio e cumprimento de regras.
Material: Não necessita. Apenas é necessário um espaço amplo.
Critérios de Êxito: Conseguir reagir rapidamente ao estímulo para parar e conseguir ficar imóvel, sem se mexer e sem se desequilibrar. 



Actividade: “Percurso Psicomotor”

Descrição: Forma-se um percurso com peças quadradas de várias cores. O percurso pode ser alterado pelo técnico, visto que cada peça quadrada é construída separadamente e une-se à seguinte por fita de velcro. Cada cor do quadrado significa uma actividade psicomotora, como por exemplo “percorrer 3 metros ao pé-coxinho”. A criança lança um dado e conforme o número que sair assim terá que avançar nas casas. Pode ser jogado individualmente ou em grupo.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Equilíbrio, praxia global, estruturação espácio-temporal.
Material: 10 quadrados de cores diferentes (por exemplo de plástico); fita de velcro, números de 1 a 10 para colar nos quadrados; 6 cones, 1 bola de basquete, 6 esponjas, fita colorida de 5 cm de largura e fita métrica.
Critérios de Êxito: Conseguir atribuir o número de casas a avançar ao número que sair no dado; conseguir realizar as acções correspondentes a cada cor.


Actividade: “Jogo das latas”

Descrição: Colocam-se várias garrafas ou latas de refrigerantes vazias em forma de pirâmide vertical ou horizontal, por exemplo. O objectivo é que a criança derrube as latas ao lançar uma bola de ténis. Poderá variar-se o número de latas em jogo, assim como a distância de lançamento. Esta actividade poderá ser praticada em equipas de modo a desenvolver competição e cumprimento de regras.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Coordenação óculo-manual, praxia fina, concentração, atenção e cumprimento de regras.
Material: Várias garrafas ou latas de refrigerantes, uma bola de ténis e fita colorida.
Critérios de êxito: Conseguir realizar preensão manual na bola; conseguir realizar um movimento coordenado e eficiente. 



Actividade: “Lançar arcos ao pino”

Descrição: Coloca-se um pino no chão ou em cima de uma mesa, a uma distância ajustada da criança. A criança terá que lançar os arcos de forma a acertar no pino. Esta actividade também poderá ser praticada em grupo.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Coordenação óculo-manual, praxia fina, concentração, atenção e cumprimento de regras.
Material: Vários arcos e um pino.
Critérios de êxito: Conseguir realizar a preensão manual nos arcos; conseguir realizar um movimento coordenado e eficiente.


Actividade: “A bola e o cesto”

Descrição: Dois a dois, colocam-se frente a frente, a uma distância de 3 a 5 metros. Um coloca um cesto por cima da cabeça, e o outro terá que lançar bolas de esponja (do tamanho de bolas de ténis) para dentro do cesto. A criança que colocar o cesto na cabeça poderá deslocar-se no espaço de modo a apanhar as bolas, mas não poderá tirar o cesto de cima da cabeça.
Objectivos /Áreas a trabalhar: Cooperação, relação de inter-ajuda, coordenação óculo-manual, praxia global, atenção e concentração.
Material: Várias bolas de esponja e cestos (quantidade varia com o número de participantes).
Critérios de êxito: realizar um lançamento coordenado, de modo a encestar a bola; deslocar-se no espaço com o cesto na cabeça com o objectivo de cooperar com o colega de equipa.




Referências Bibliográficas: 
De Meur, A. & Staes, L. (1984). Psicomotricidade: Educação e reeducação. São Paulo: Editora Manole.

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