quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Actividades Psicomotoras: Noção do corpo e estruturação espácio-temporal

Actividade: “Montar o puzzle ao som de música de relaxamento”

Descrição: A sala deve estar silenciosa e com um ambiente confortável. O puzzle deve conter uma imagem do interesse da criança e o número de peças deverá adequar-se à idade e características da criança. A criança deverá montar o puzzle com as orientações espaciais correctas ao som de uma música relaxante. Para montar o puzzle a criança deverá ter uma imagem de referência igual à do puzzle em si.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Estruturação espácio-temporal; relaxamento, coordenação visuo-manual; memória; concentração e atenção.
Material: Puzzle de esferovite, cartão com imagem de referência, música de relaxamento.
Critérios de Êxito: Conseguir construir o puzzle mantendo a sua orientação espacial correcta; memorizar a imagem de referência do puzzle; conseguir manipular manualmente as peças do puzzle e adquirir um tonos relaxado ao longo da realização da tarefa. 


Actividade: “Construir um horário semanal”

Descrição: A criança deverá elaborar um horário de actividades e acções que irá desenvolver ao longo da semana. Esta actividade permite à criança organizar-se no seu dia-a-dia, evitando momentos de ansiedade tão elevados perante situações novas e evitando também esquecimentos. Esse horário deverá andar sempre com a criança por exemplo no caderno da escola e poderá também ser colocado por exemplo no frigorífico (local visível).
Objectivos/Áreas a trabalhar: Estruturação temporal, organização sequencial e diminuição da ansiedade.
Material: Folha de papel ou cartão
Critérios de Êxito: Conseguir elaborar o horário estruturado tendo em consideração a sequência das acções e a sua duração; e conseguir cumprir as tarefas dentro dos horários estabelecidos.




Actividade: “Constrói o corpo humano”

Descrição: São dadas à criança peças correspondentes a partes anatómicas do corpo humano. A criança terá que juntar as peças de modo a formar o corpo humano.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Noção do corpo, praxia fina, estruturação espacial e lateralidade.
Material: Partes anatómicas do corpo humano.
Critérios de Êxito: Conseguir ligar as partes anatómicas umas às outras formando o corpo humano; conseguir realizar a preensão manual nas peças; e conseguir colocar as peças correctamente tendo em conta a sua orientação espacial.


Actividade: “A estátua”

Descrição: O técnico realiza uma determinada posição corporal e a criança, frente a frente com o técnico, terá que a reproduzir em espelho.
Esta actividade poderá também ser realizada com cartões: a criança retira um cartão do saco e em seguida terá que reproduzir a figura que consta nesse cartão.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Noção do corpo, equilíbrio, estruturação espacial, atenção e concentração.
Material: Saco e vários cartões com figuras humanas.
Critérios de êxito: Conseguir realizar corporalmente a figura, fazendo a transposição da imagem representada no cartão ou do técnico para movimentos corporais; conseguir manter o equilíbrio durante a representação corporal.


Actividade: “O teu corpo usa”

Descrição: O técnico apresenta diversos objectos e a criança terá que associá-los a uma parte anatómica do seu corpo (exemplo: óculos à olhos).
Objectivos/Áreas a trabalhar: Noção do corpo, memória, atenção, concentração.
Material: Cartões com objectos e cartões com partes anatómicas do corpo humano.
Critérios de êxito: Conseguir discriminar qual a parte anatómica do corpo que está associada ao objecto apresentado.


Actividade: “Constrói o teu corpo”

Descrição: A criança deita-se sobre papel de cenário e o técnico com um lápis contorna o seu corpo, de modo que fique estampado o perímetro do corpo da criança no papel de cenário. Em seguida a criança deverá preencher o seu corpo com materiais à escolha: pintar, colar papel de lustro, colar tecidos, lãs, folhas, ramos ou outros materiais da natureza, recortes de revistas, etc.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Noção do corpo, praxia fina, estruturação espacial e lateralidade.
Material: papel de cenário, lápis, cola e materiais à escolha: papel de lustro, marcadores, folhas de árvores, ramos, flores, tecidos, lãs, missangas, etc.
Critérios de Êxito: conseguir distinguir as partes anatómicas: membro superior direito e esquerdo, membro inferir direito e esquerdo, tronco, pescoço, cabeça, olhos, nariz, boca, etc.; conseguir desenhar as partes anatómicas em falta, como por exemplo os olhos, na devida orientação espacial. 


Actividade: “Que estás a fazer?”

Descrição: A criança retira um cartão, de um saco, que contem representado um determinado movimento. No chão encontram-se cartões que representam objectos utilizados durante acções. A criança terá que associar o respectivo movimento ao objecto.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Noção ao corpo, competências sociais, comunicação não verbal, estruturação espacial, atenção e concentração.
Material: Cartões representativos de movimentos e objectos.
Critérios de êxito: Conseguir associar um determinado movimento a uma acção do dia-a-dia.


Actividade: “Completa a figura simétrica”

Descrição: A criança deverá completar a figura, orientando-se pelas quadrículas, de modo a que a figura fique simétrica do lado esquerdo e direito.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Praxia fina; orientação espacial; coordenação óculo-manual; atenção e concentração.
Material: Metade de um desenho que seja simétrico impresso numa folha quadriculada.
Critérios de êxito: Conseguir fazer a preensão no lápis; conseguir desenhar as partes do desenho com as devidas proporções e orientação espacial correcta; e conseguir fazer um traçado sem sinais disfuncionais (exemplo: ausência de linhas trémulas ou sobrepostas).


Actividade: “Que faço a seguir?”

Descrição: O técnico apresenta várias imagens à criança em cartões que ela terá que ordenar segundo uma sequência temporal.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Estruturação espácio-temporal, competências sociais e promoção das actividades da vida diária.
Material: Cartões com imagens de acções.
Critérios de êxito: Discriminar as acções e organiza-las no tempo.


Actividade: “Labirintos”

Descrição: O objectivo consiste em conseguir seleccionar ou descobrir o caminho certo para chegar ao fim do percurso.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Praxia fina; orientação espacial; coordenação óculo-manual; atenção e concentração.
Material: Labirintos em papel ou labirintos desenhados no chão com fita colorida ou giz.
Critérios de êxito: Conseguir realizar a preensão manual no lápis e traçar uma linha sem sinais disfuncionais (exemplo: ausência de tremores ou linhas sobrepostas); e conseguir realizar uma orientação espacial adequada de modo a encontrar o caminho certo.


Actividade: “Palavras cruzadas”

Descrição: Desenha-se um mapa no chão com quadrados plastificados feitos de cartolina. Colocam-se cartões dentro de um saco com palavras que irão preencher o mapa desenhado no chão. A criança retira um cartão do saco e terá que identificar qual o local do mapa correspondente à palavra que retirou. Posteriormente deverá escrever no local correcto a palavra, tendo em atenção que cada letra deverá permanecer num único quadrado.
Nota: Como o percurso é plastificado, ao escrever com marcador é possível limpar as palavras escritas para voltar a reutilizar.
Objectivos/Áreas a trabalhar: praxia fina, atenção, concentração, memória, estruturação espacial.
Material: vários quadrados em cartolina plastificados; um marcador, cartões com palavras.
Critérios de êxito: conseguir fazer corresponder a palavra ao espaço que lhe corresponde no mapa; e conseguir escrever a palavra tendo em consideração o tamanho das letras e que cada letra deverá ser escrita num único quadrado.


Actividade: “Que horas são?”

Descrição: Com fita colorida o técnico monta um relógio gigante no chão, mas sem ponteiros. Em seguida o técnico refere uma hora (exemplo: 9:30h) e dá dois ponteiros de cartolina à criança: um pequeno que representa as horas e um maior que representa os minutos. A criança terá que colocar os ponteiros no devido lugar de modo a representarem as horas indicadas pelo técnico.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Estruturação espacial, estruturação temporal, praxia fina, atenção, concentração e memória.
Material: Fita colorida; números de 1 a 12 em cartolina e 2 ponteiros em cartolina: um maior e outro mais pequeno.
Critérios de êxito: Conseguir percepcionar a instrução verbal do técnico e expressá-la, colocando os ponteiros do relógio no local correcto; realizar a distinção entre o ponteiro das horas e o ponteiro dos minutos.


Actividade: “Salta letras”

Descrição: O técnico constrói no chão um alfabeto (letras em círculos). Posteriormente retira de um saco um cartão que contém uma categoria (exemplo: cores, animais, profissões, objectos, etc.). As crianças, uma de cada vez, terão que formar palavras correspondestes a essa categoria correndo de letra em letra.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Estruturação espácio-temporal; coordenação motora; apoio à língua portuguesa; concentração e atenção.
Material: 23 círculos com letras de “A” a “Z”; cartões com categorias e um saco.
Critérios de êxito: Conseguir identificar palavras correspondentes à categoria seleccionada; conseguir identificar ordenadamente as letras que compõem a palavra; e conseguir orientar-se no espaço.


Actividade: “Círculos numéricos”

Descrição: O técnico coloca no chão vários círculos com diversos números à escolha. Em seguida o técnico refere oralmente um problema de cálculo (soma, subtracção, divisão, multiplicação). As crianças terão que efectuar o cálculo mentalmente e dirigir-se a correr para o círculo que contém o número correspondente ao resultado. As 3 crianças que chegarem primeiro recebem 2 pontos e as restantes recebem 1 ponto. No final a criança que obtiver mais pontos vence a prova. Esta actividade poderá ser jogada individualmente, sem competição.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Estruturação espácio-temporal, coordenação motora, cálculo mental, memória, atenção e concentração.
Material: Círculos com números (à escolha do técnico).
Critérios de êxito: Conseguir realizar o cálculo mental, apresentando um raciocínio rápido e eficaz; conseguir orientar-se no espaço de forma rápida e coordenada até ao círculo que contém a resposta ao cálculo. 


Actividade: “Figuras imaginárias”

Descrição: O técnico coloca diversos materiais à escolha, aleatoriamente pelo chão. Em seguida pede à criança que imagine por exemplo um triângulo e o desenhe no chão, com giz, tendo em conta que os vértices deverão coincidir com um objecto.
Objectivos/ Áreas a trabalhar: Estruturação espacial; praxia fina; apoio à matemática; atenção, concentração e imaginação.
Material: Vários objectos à escolha, giz.
Critérios de êxito: Imaginar a figura geométrica referida pelo técnico; conseguir representá-la no solo, considerando que os vértices devem coincidir com os objectos.





Referências bibliográficas: 

De Meur, A. & Staes, L. (1984). Psicomotricidade: Educação e reeducação. São Paulo: Editora Manole.

3 comentários:

  1. Adorei as atividades e obrigada por partilhar o seu conhecimento

    ResponderEliminar
  2. edc titanium - Team.Titan - et.Tel.
    Edc titanium. Description. Ceramic titanium block glass surface. titanium alloys 1,800-square-foot aluminum body with two 1,800-square-foot revlon titanium max edition plasma screens and stiletto titanium hammer LED display; LCD TV  Rating: 5 · titanium plate flat irons ‎1 vote

    ResponderEliminar