quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Actividades Psicomotoras: Tonicidade e Relaxamento

Actividade: “Relaxamento pelo toque”

Descrição: Inicialmente a criança coloca-se em posição de pé, de olhos fechados. O técnico massaja suavemente os membros superiores, inferiores, as costas, o pescoço e a cabeça através do toque leve. Posteriormente inclina o tronco da criança, 30-40º para a frente e massaja levemente as costas. Em seguida deita a criança no colchão e novamente massaja os membros, e a cabeça. Ao terminar coloca uma manta por cima da criança, que continua de olhos fechados. O relaxamento é realizado ao som de uma música de relaxamento.
Objectivos/Áreas a trabalhar: Relaxamento, noção do corpo, estimulação sensorial.
Material: Colchão, manta, música de relaxamento.
Critérios de Êxito: Conseguir manter um tonos relaxado com o progredir da actividade e conseguir manter os olhos fechados.


Actividade: “Mãos e pés”

Descrição: O técnico coloca imagens de pegadas e mãos, feitos em cartolina, no chão e a criança terá que realizar o percurso colocando as mãos direita ou esquerda e pés direito ou esquerdo no local correcto.
Objectivo/Áreas a trabalhar: dissociação de membros; reconhecimento de direita-esquerda; coordenação motora; noção do corpo, estruturação espacio-temporal; atenção; concentração e tonicidade.
Material: pegadas e mãos de cartolina (quantidade à escolha do técnico)
Critérios de êxito: Conseguir colocar as mãos e/ou os pés no local correcto; conseguir reconhecer os membros direitos e esquerdos.


Sem comentários:

Enviar um comentário