domingo, 16 de outubro de 2011

Psicomotricidade em Meio Aquático

Psicomotricidade no meio aquático para bebés, crianças com e sem deficiência e jovens com deficiência

A água tem sido aproveitada recreacionalmente e também como forma de tratamento por pessoas com e sem deficiência (Willig et. al (s.d.).
Acredita-se que a experiência aquática é uma actividade bastante expressiva no desenvolvimento global de bebés e crianças, já que lhes proporcionam vivências e experiências diferenciadas das realizadas em terra (Willig et. al (s.d.).
A intervenção terapêutica no meio aquático é um modo de acompanhar o desenvolvimento global da criança com deficiência, com perturbações do desenvolvimento ou em situação de risco, particularmente no seu desenvolvimento psicomotor, perceptivo-motor, afectivo e social (Marques, 2009).

Propriedades de água

O meio aquático como todos os contextos é um espaço de ambivalência e de contradição de sensações e emoções. É um espaço de contenção, num envolvimento fluido e contínuo, que permite o abandono e a entrega a um contacto sensorial táctil e contínuo. Por outro lado, é também um espaço de aventura e exploração, reflectindo o efeito do movimento e da presença do corpo, na relação consigo próprio e com os outros (Matias, 2010).
O envolvimento aquático possui propriedades que lhe são inerentes e cujo aproveitamento tem-se revelado de grande interesse na reabilitação da pessoa com deficiência. A água provoca uma diminuição dos efeitos da força de gravidade sobre o corpo, sendo assim necessário um menor esforço ao nível muscular (Marques, 2009).
As propriedades da impulsão da água oferecem assistência (a água permite uma grande liberdade de movimentos), resistência (permite à criança controlar, corrigir ou adaptar os seus movimentos) e suporte (a criança pode aprender a sentar-se ou a andar, até mais cedo que em meio terrestre) (Marques, 2009).

Benefícios da Psicomotricidade no meio aquático

A psicomotricidade no meio aquático proporciona sensações de prazer e de bem-estar físico, emocional e social na criança (Marques, 2009).
Observam-se igualmente efeitos positivos ao nível cardíaco, respiratório, metabólico e circulatório (Marques, 2009).
                Matias (2010) apresenta os benefícios da psicomotricidade no meio aquático em quatro áreas distintas.
Na área motora a psicomotricidade no meio aquático promove: o desenvolvimento do esquema corporal; o desenvolvimento de um equilíbrio muscular; o aumento do repertório motor; o desenvolvimento da coordenação geral e segmentar; o desenvolvimento simétrico dos vários eixos envolvidos no movimento; a prevenção de desvios posturais e de atrasos psicomotores, a reabilitação terapêutica e o relaxamento (Matias, 2010).
Na área emocional - social a psicomotricidade no meio aquático promove: o aumento da auto-confiança; a aprendizagem da regulação das emoções; a socialização, a comunicação entre a criança e o adulto e a exploração activa, no sentido de uma conduta mais independente (Matias, 2010).
Na área cognitiva favorece: a exploração activa; o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas; a aprendizagem construtiva, mediada pelo adulto; a estimulação da concentração e a experimentação de novos desafios (Matias, 2010).
Por fim na área visual e auditiva a psicomotricidade no meio aquático possibilita: o desenvolvimento da sensibilidade de contraste; o desenvolvimento da capacidade de diferenciação de cores; o desenvolvimento da percepção da noção de profundidade e distância; o desenvolvimento da capacidade de localização auditiva de objectos ou acontecimentos e o desenvolvimento da discriminação das características dos sons (Matias, 2010).

Foto tirada na Formação "Psicomotricidade em Meio Aquático na 1.ª Infância" organizada pela entidade "Associação Portuguesa de Psicomotricidade" (Junho de 2011).

Referências Bibliográficas:


Marques, M. (2009). Programa de Intervenção Psicomotora em Meio Aquático. Centro de Apoio Pedagógico do Funchal.

Matias, A. R. (2010). Psicomotricidade no Meio Aquático na Primeira Infância. Associação Portuguesa de Psicomotricidade. Cascais: Tuttirév Editorial.


Willing, R. M.; Palma, L. E.; Lehnhard, G. R.; Manta, S. W.; Perazzollo, L. U.; Borgmann, T. & Torres, A. P. C. (s. d.). Estimulação Essencial Motora Aquática para Bebés e Crianças com Deficiência. Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. 1-7.

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