terça-feira, 4 de outubro de 2011

Psicomotricidade: Conceptualização e objectivos

A Psicomotricidade é uma ciência de paradigma “dualista”, ao afirmar a junção de duas noções: corpo e mente (Onofre, 2004).
A Psicomotricidade relaciona o desenvolvimento psíquico com o desenvolvimento motor, ou seja, centra-se na maturação das funções neuromotoras e das capacidades psíquicas do indivíduo como um único processo (Núnez & Berruezo, 1999; Fonseca, 2005).
Para a Psicomotricidade, as capacidades de representação, análise, síntese e manipulação mental do mundo exterior, adquirem-se mediante a actividade corporal do indivíduo, ou seja, através da sua acção sobre o mundo (Núnez & Berruezo, 1999).
A Psicomotricidade defende que o movimento é indissociável do pensamento quando realizamos uma acção sobre o mundo, pois o pensamento constrói-se através da experiência de movimento (Núnez & Berruezo, 1999).
A Psicomotricidade vê o indivíduo como um ser biopsicossocial, ou seja, observa-o nos seus aspectos afectivos, cognitivos e comportamentais (Núnez & Berruezo, 1999).
Fonseca (2007) refere que a psicomotricidade assenta em sete factores psicomotores, ou seja, áreas de desenvolvimento: tonicidade, equilibração, lateralidade, noção do corpo, estruturação espácio-temporal, praxia global e praxia fina. Estas áreas que se expressam através da acção e movimento estão relacionadas com as três unidades funcionais de Lúria, logo é inseparável a constante interacção entre o acto e o pensamento, no campo da Reabilitação Psicomotora (Fonseca, 2007).
Deste modo a Psicomotricidade tem uma acção terapêutica, educativa e reeducativa, com o objectivo de desenvolver as capacidades do indivíduo, como a inteligência, a comunicação, a afectividade, a sociabilidade e a aprendizagem, entre outros, através do movimento e da acção (Núnez & Berruezo, 1999; Fonseca, 2007).


Referências Bibliográficas:

Fonseca, V. (2007). Manual de observação psicomotora (2ª ed.). Lisboa: Âncora Editora
Núñez, J. A. G. & Berruezo, P. P. (1999). Psicomotricidad Y Educación (5º ed.). Madrid: General Pardiñas.
 Onofre, P. S. (2004). A criança e a sua psicomotricidade: uma pedagogia livre e aberta em intervenção motora educacional (1ª ed.). Lisboa: Trilhos Editora.

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